Um chatbot será seu novo melhor amigo

Um Chatbot é um software de Inteligência Artificial desenvolvido para simular conversas inteligentes através de texto escrito ou falado. Em sua forma básica um Chatterbot (chat bot) recebe uma entrada de texto escrito ou falado por um usuário e compara com o banco de dados do programa para produzir uma sentença de resposta para a entrada do usuário, mantendo a conversa. Alguns programas de Chatbot utilizam reconhecimento de fala, animações, etc para uma melhor experiência virtual do usuário.

Os Chatbots entraram em cena em 2011 como a junção de Analytics, Inteligência Artificial e plataformas de mensagens combinadas em novas formas de tecnologia responsiva. Novas formas de atendimento ao cliente, totalmente automatizadas, são necessárias para apoiar as empresas a interagir com os compradores e fornecer suporte ao cliente, aumentando o engajamento, satisfação e, claro, aumentando as vendas.

O Chatbot é um aplicativo de mensagens, às vezes chamado de interface de conversação, projetado para simplificar tarefas complexas predefinidas. O rótulo “Chatbot” abrange várias categorias, incluindo aplicativos autônomos, ferramentas de Inteligência Artificial, plataformas de desenvolvimento de bots, conectores / serviços compartilhados e análises.

Hoje os Chatbots são vistos como maneiras fáceis e divertidas de ajudar os clientes a alcançar um resultado. Você vai encontrá-los em sites, mídias sociais e até mesmo em seu smartphone. Diga olá para Siri, Allo e Alexa, para citar alguns. Se você é usuário do Windows 10, já deve ter conversado com a Cortana.

Veja matéria completa aqui por Profissionais TI.