Transformação Digital

“Quero ser digital: um médio sem chantilly, por favor?”

Quem de nós não quer ser Digital? “Nunca antes na história deste país”, e talvez do mundo (!), tanto se ouviu falar em “Digital”. Talvez com um paralelo muito similar ao do tão famoso “processo de globalização”, do qual a maioria de nós vivenciou em menor ou maior proporção, no qual assistimos ao mundo todo se curvar numa espécie de mantra de negócio que contagiou praticamente todas as grandes corporações. “Você não é globalizado? Desculpe, não posso falar ou fazer negócio com você.”

Paradoxalmente, estamos falando do mesmo fenômeno. Quando se fala de conceitos, é muito difícil conseguir materializar o resultado ou produto resultante e, consequentemente, definir a fronteira do “o quê”, “como”, “quando” e, além, “quanto”.

Em todos os lugares, feiras, congressos etc., há apenas uma certeza sobre o conteúdo temático do evento e de seus palestrantes – adivinhe qual? Não sem razão. Existe, sim, uma convergência em termos de novos negócios que pedem e imperam sobre ser Digital. E, com essa convergência, há uma série de ofertas, produtos e serviços que prometem colocar você e sua corporação no quase inatingível “mundo Digital”.

Entretanto, ainda há uma grande barreira a ser ultrapassada antes de ser, pensar ou sentir-se Digital, que é descobrir realmente o que é isso. E não estou falando em adquirir produtos e serviços dos mais variados formatos e formas de entrega e, com isso, garantir seu ingresso no mundo Digital. É muito mais do que chegar no café mais famoso do mundo e pedir um grande ou pequeno e sair contente, tendo a certeza de que você faz parte do mundo globalizado. E mais: agora você é Digital!

Explorar a barreira do entendimento e, a partir dessa compreensão, encontrar as suas necessidades e as de sua corporação, identificar todos os pontos de transformação da sua empresa e os pilares de sustentação desse conceito são os primeiros e principais passos a ser tomados. Encontre um parceiro que esteja apto a levá-lo a esse mundo novo a ser explorado e consiga ajudá-lo nessas definições. Visões externas, experiências e vivência diversificadas ajudarão a definir o que é Digital para o seu negócio, como tratá-lo, aplicá-lo e alcançá-lo. Antes disso, não se arrisque a entrar na fila e pedir um dos sabores do menu!

Por: Eduardo Guerreiro – diretor da área de Enterprise Applications Services da Cognizant Brasil, uma das consultorias líderes mundiais em serviços profissionais para empresas

A Cognizant está preparada para apoiar sua empresa na jornada Digital. Saiba como várias empresas em todo o mundo estão vencendo seus desafios e se preparando para o mundo Digital dos negócios.

Acesse www.cognizant.com.