Tesla vai mostrar camião elétrico autônomo em outubro

O fundador da Tesla afirmou que a empresa está se esforçando para ter tudo pronto e conseguir mostrar ao público o seu primeiro camião elétrico autônomo em outubro.

A demonstração pública do camião elétrico autônomo da Tesla deve acontecer em 26 de outubro, em Hawthorne, na Califórnia. Elon Musk confessou que há tentativas nesse sentido e escreveu no Twitter que «vale a pena ver este monstro ao vivo. É surreal». O desafio é grande, uma vez que os camiões a diesel conseguem percorrer mais de dois mil quilômetros com um tanque e o estado atual das baterias, no que diz respeito à capacidade, peso e volume, deve ficar aquém do esperado. Em uma primeira fase, os caminhões elétricos devem ter autonomia de 320 a 480 quilômetros com uma carga. Nesse sentido, esta proposta deve se adequar mais ao transporte dentro de cidades do que para grandes trajetos em autoestrada, explica o The Guardian.

A Tesla também parece apostada em colocar alguma “inteligência” nestes camiões e criar veículos que sejam capazes de se mover em grupo, seguindo um camião principal, conduzido por um humano. Este veículo vai à frente e permite diminuir a resistência do ar, facilitando a movimentação de todos os camiões elétricos que vêm atrás, reduzindo também os custos por transporte.

Veja matéria completa aqui por Exame Informática.