A tecnologia a favor da mobilidade urbana.

Muitos aplicativos de mobilidade urbana tem surgido para conectar pessoas. Passageiros e motoristas precisam ficar atentos há pontos como segurança, pontualidade, custo e fidelidade entre eles.

Diferentes aplicativos de mobilidade urbana que atuam no Brasil.

Hoje temos 4 grandes aplicativos atuando no Brasil, são eles Uber (o pioneiro com carros particulares), Cabify, 99 (antigo 99 taxi) e Easy (Antigo Easy Taxy e pioneiro aplicativo de mobilidade urbana em território nacional).

O grande diferencial entre eles é que a Uber atua somente com Particulares causando grandes embates aonde se estabelece. Além desta particularidade destaca-se por ser a que mais investe na Categoria Compartilhada, o chamado Uber Pool. Pretendendo assim diminuir custos, poluição, trafego (teoricamente menos carros nas ruas).

O diferencial da Cabify é a possibilidade de personalização da viagem. Antes de embarcar é possível escolher da estação de rádio de preferência, passando pela solicitação do motorista abrir ou não sua porta até a temperatura do ar condicionado.

Já 99 e Easy tentam correr atrás, uma vez que praticamente abandonaram um modelo de negócio e partiram para outro, causando ainda mais revolta aos já enfurecidos taxistas. Desta forma tentam reconquistar espaço com agressivos descontos. Com aporte financeiro da chinesa DiDi, a 99 talvez seja a empresa que mais se destaca desta forma neste momento.

Novidades que estão chegando.

Entre as empresas que buscam conquistar clientes nessa intensa briga por um mercado milionário destaca-se WillGo, Televo, T81 e mais recentemente a 4Move. A Willgo parte da primícia de vender uma licença anual de uso do Aplicativo pelos Motoristas, mas com pouca divulgação, principalmente entre os Passageiros e pouco conhecida e rentável aos motorisatas. A Televo apresenta problemas com motoristas e pouco volume de viagens. T81 atua em poucas cidades e apresenta problemas com motoristas e também poucas viagens.

Com previsão de funcionamento a partir de Abril de 2017 a 4Move conta com uma agressiva campanha de marketing nas redes sociais. Prometendo dividir mais o bolo com os motoristas e afiliados investe na fidelização dos Passageiros. Cada km rodado gera 1 ponto, os pontos geram premios e dinheiro que podem ser usados no próprio aplicativo ou sacados em conta corrente. Acreditando na máxima que o brasileiro gosta de descontos e na possibilidade de ganhar premios, concluiu-se que somente algo assim seria capaz de fazer qualquer pessoa deixar empresas já estabelecidas de lado e abrir-se a oportunidade para expirementar algo novo. E com uma propaganda “boca a boca” nas redes sociais tem-se tornado conhecida e prestes a tomar o mercado. Vejamos o que acontecerá nesta “guerra” estabelecida.

Por:  Paulo Gomes via Administradores.com