Startup brasileira participa de treinamento para desenvolvimento e inovação na Coreia do Sul

Mind The Graph foi escolhida pelo Programa de Promoção da Economia Criativa, parceria entre os governos do Brasil e da Coreia.

Neste ano, a brasileira Mind The Graph, fundada em 2014 pelos sócios Fabrício Pamplona, Leonardo Minozzo e Douglas da Silva, foi selecionada pelo Programa de Promoção da Economia Criativa e recebeu treinamentos focados na criação de empreendimentos inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo Centro de Economia Criativa e Inovação (CCEI Daegu).

Com o objetivo de promover a inserção global de startups de alto impacto no país e transferir conhecimento do programa nacional de mentoria sul coreana para o Brasil, o programa é resultado da parceria firmada entre Samsung, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

“No encerramento do programa, quatro startups que participaram fizeram apresentações para um público seleto na sede do CCEEI e a Mind the Graph saiu vencedora pelo voto popular. Ficamos muito honrados e felizes por perceber que estamos trilhando o caminho certo”, diz Fabrício Pamplona.

A Mind The Graph, plataforma que ajuda acadêmicos a traduzir conteúdos com o uso de ilustrações vetoriais customizáveis. O principal objetivo da ferramenta é descomplicar a informação tornando-a visual, atrativa e acessível, estabelecendo conexões que favoreçam a construção e disseminação do conhecimento científico.  A plataforma também facilita – por meio de um novo recurso – a produção de apresentações customizadas para palestras e congressos, além de ser um importante suporte para a produção de teses acadêmicas e documentos de pesquisas.

Inovação e incentivo às startups na Coreia do Sul

A Coreia do Sul se tornou uma nova potência em incentivo de startups de tecnologia, segundo o ranking Innovation Index 2015, da Bloomberg Global. De acordo com o levantamento, o país está em primeiro lugar na lista de 50 países comparando indicadores como, pesquisa e capacidade de desenvolvimento, produtividade, densidade de tecnologia e atividades de patente. Ainda segundo o estudo, a Coreia do Sul incrementou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em todos os anos desde 1991.

SOBRE A MIND THE GRAPH

A Mind The Graph, plataforma online que ajuda acadêmicos a traduzir conteúdos textuais em infográficos. Surgiu da percepção de um mercado com grande demanda ainda não explorado junto com a notória falta de recursos existentes para tornar a ciência visualmente atrativa. Seu objetivo é descomplicar o modo como os cientistas divulgam ciência e como seus leitores irão percebê-la. Mesmo sendo nova em sua área, a plataforma já é utilizada por renomadas universidades ao redor do mundo e possui um caminho próspero para ser trilhado.