Sociedade Brasileira de Computação disponibiliza revista digital

A publicação, voltada para os profissionais de TI apresenta temas inéditos, e é organizada por um grupo de tutores.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) disponibiliza a última versão da revista digital Computação Brasil, que apresenta como tema de destaque o Programa de Educação Tutorial (PET) e a sua relação com o universo de TI. Nesta edição são apresentados os objetivos do PET – que é subsidiado pelo MEC e tem como objetivo preparar o aluno para as três tríades da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão – e a filosofia de trabalho na educação tutorial. A obra também relata uma pequena parte da trajetória de 37 anos do programa, que tem contribuído para a Educação no país, contando como pilares a qualidade, a relevância social e a interdisciplinaridade.

A publicação foi organizada por 14 tutores, egressos e professores petianos egressos, que formaram um grupo colaborativo e cooperativo, plural e transversal que debateram o tema central sob diferentes nuances.

A revista está disponível pelo link: http://www.sbc.org.br/images/flippingbook/computacaobrasil/computa_32/CompBrasil03_2016.pdf

 

Sobre o PET:

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 sob o nome de Programa Especial de Treinamento, é hoje uma iniciativa composta por grupos tutoriais de aprendizagem de natureza coletiva e interdisciplinar, regidos pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Atualmente existem 842 grupos PET distribuídos entre 121 instituições públicas e privadas, localizadas em todas as regiões do país, atuando em diferentes áreas do conhecimento. Destes, 37 grupos são da área de Computação

Objetivo geral do PET na Computação:

O objetivo geral consiste em promover a formação ampla e de qualidade dos alunos envolvidos direta e indiretamente com o programa, estimulando a formação crítica e reforçando os valores de cidadania dos participantes. Diversas temáticas da área de Computação são utilizadas para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, sendo abordada a Inclusão Digital, para formar profissionais tecnicamente capacitados, pautados pela ética e fortemente comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do país.

Sobre a Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

A Sociedade Brasileira de Computação é uma associação científica, sem fins lucrativos. A instituição reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área de Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP).