Segurança Mobile: 5 Práticas Essenciais Para Proteger Seu Smartphone

Item essencial nos dias de hoje, o smartphone facilita a vida de muitas pessoas. Diretamente pelo celular é possível acessar notícias, jogos, redes sociais e até resolver problemas de banco ou pagar contas. A facilidade que os famosos apps trazem é impressionante, fazendo com que tenhamos tudo na palma da mão.

Mas, ter um único aparelho para resolver diversas questões da vida cotidiana, é também um atrativo muito interessante para bandidos e pessoas mal intencionadas. Por isso, o smartphone virou alvo de hackers que desejam roubar senhas e informações pessoais.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados na utilização desse aparelho para se proteger dos ataques. Confira algumas dicas essenciais de segurança para seu smartphone!

  1. Prefira Apps das Lojas Oficiais

Ao baixar aplicativos, dê preferência a apps oficiais, principalmente quando envolver transações financeiras. Eles são mais confiáveis e costumam adotar medidas de segurança para proteger os dados e informações dos usuários.

  1. Verifique as Autorizações que o App Requer Antes de Instalar

A gente sabe que é chato ficar lendo todas as informações antes de instalar um aplicativo, mas essa é a melhor maneira de se prevenir contra ataques e malwares.

Um dos pontos importantes é analisar se as autorizações que o app requer são compatíveis com a sua função. Na dúvida, leia as recomendações e procure mais informações sobre o programa.

  1. Mantenha Apps e Sistema Operacional Atualizado

Nas atualizações, os apps e sistemas operacionais costumam ser melhorados e revisados quanto às questões de segurança. Ou seja, você estará melhor protegido contra hackers e malwares.

  1. Use Senhas

Quanto mais senhas o seu aparelho possuir, mais difícil para que alguém tenha acesso aos seus dados pessoais, seja por um furto ou ataque de hacker. É uma forma simples, mas eficaz para contribuir com a sua segurança.

Além do código para desbloqueio do celular, muitos aplicativos que guardam dados confidenciais também exigem ou possibilitam configurar uma senha para ter acesso. Use isso a seu favor.

  1. Instale um Bom Antivírus

Mesmo tomando todas as precauções citadas acima, é essencial possuir um bom antivírus instalado no smartphone para utilizar os aplicativos com mais tranquilidade. Assim como no computador, é possível fazer varreduras para encontrar ameaças e ser avisado sempre que houver algo suspeito.

Dica Extra: Tenha um Bom Smartphone

Adquira um aparelho de qualidade e que venha com um sistema operacional confiável. Várias opções do mercado procuram oferecer ainda mais segurança ao consumidor, como desbloqueio de senhas através das digitais. Para não pagar caro, a dica é utilizar um cupom de desconto para comprar um smartphone on-line.

Quais são as medidas de segurança que você adota para se proteger de ataques maliciosos no smartphone? Conta para a gente!

 

Imagens: Mundo das Tribos, Diário Catarinense, Android PIT, Google Play, PhonAndroid.

Este artigo foi criado pela equipe SaveMe para uso exclusivo do blog MTI Tecnologia.