Satélite ajudará aviões a evitar turbulências – Inovação Tecnológica

Satélite mais avançado do mundo

Descrito como o “satélite meteorológico mais avançado do mundo”, o GOES-R foi lançado ao espaço com a promessa de monitorar de perto eventos extremos como tufões, tornados, nuvens de cinzas vulcânicas e tempestades de raios, além de eventos do clima espacial, como tempestades solares.

Segunda a agência NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), o primeiro GOES-R, que custou US$ 1 bilhão, coletará dados dos céus cinco vezes mais rápido e com uma resolução quatro vezes maior do que seus antecessores.

De particular interesse da aviação, o satélite deverá fornecer os primeiros mapas tridimensionais das “ondas de nuvens” que provocam turbulência durante os voos, e que são mais difíceis de prever do que as tempestades de raios.

Isto significa que os raios intra-nuvens serão monitorados em tempo integral, graças a um equipamento que consegue enxergar abaixo das nuvens cirrus, que obscurecem a visão de outros satélites.

O satélite também acompanhará a formação de neblina, tempestades de poeira, erupções vulcânicas e incêndios florestais…

Matéria completa: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=satelite-ajudara-avioes-evitar-turbulencias&id=010125161129#.WD2JlPnivDc