Salas de aula inteligentes da Samsung incentivam novos talentos por meio da educação digital

Smart Schools já apoiaram 3 mil escolas e o aprendizado de milhares de jovens de países como Brasil, Peru e Colômbia em ambientes mais divertidos e interativos.

São Paulo, 22 de setembro de 2017 – As Smart Schools da Samsung – ou “salas de aula inteligentes” – trabalham com a iniciativa pública e organizações do mundo todo para dar acesso à educação digital de qualidade a comunidades carentes, para que mais estudantes usufruam de todos os benefícios tecnológicos que podem contribuir positivamente para seu aprendizado e formação.

Até o momento, a iniciativa apoiou três mil escolas, que possibilita a milhares de jovens aprenderem em ambientes mais dinâmicos e interativos. Como no caso dos Tech Institutes e de outras iniciativas de incentivo à educação promovidas pela Samsung, a principal meta do programa Smart School é equalizar as condições para apoiar o desenvolvimento de estudantes dessas comunidades.

Educação acessível para todos

De acordo com o Relatório de Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU de 2016, cerca de 124 milhões de crianças e adolescentes do mundo inteiro não receberam uma educação adequada devido a questões financeiras e à falta de acessibilidade em 2013, último ano no qual os dados foram disponibilizados. Como a educação é um dos principais fatores determinantes na qualidade de vida de um indivíduo, e também do bem-estar geral de uma comunidade, a Samsung promoveu um esforço para aprimorar o acesso à educação por meio de suas Smart Schools.

Colômbia: A cabana que transporta conhecimento

Na segunda metade de 2016, a Samsung Electronics Colômbia lançou o programa Smart School Nomada, um ambiente de aprendizagem portátil que oferece às crianças novas oportunidades para criar, inovar e se divertir em diferentes áreas do país.

A Smart School, que está em operação há três anos na Colômbia, mostra como o ambiente de aprendizagem é melhorado quando a tecnologia é aplicada, gerando uma dinâmica diferente, com uma relação mais horizontal entre professor e aluno. O programa estava, contudo, limitado às paredes da sala de aula. Por esse motivo, foi importante instituir uma experiência de aprendizagem móvel que reproduzisse a Smart School em uma versão que pudesse ser transportada com facilidade para diferentes locais do país, tanto rurais quanto urbanos. Nomada, então, se tornou “a sala de aula fora da escola”.

Em um ano de operação, a Smart School Nomada impactou mais de 8 mil crianças em 11 regiões da Colômbia. As comunidades de Amazonia, Antioquia, Cauca, Bolívar, Cesar, Chocó, Sucre, Caquetá, Vichada, entre oturas foram beneficiadas pelo programa.

Sala de Aula da Paz

Em aliança com a Agência Colombiana para a Reintegração, a Samsung inaugurou uma Smart School em Valledupar, em um bairro onde vivem vítimas do conflito, em uma comunidade vulnerável. Por meio da tecnologia, as crianças aprendem sobre valores de paz e reconciliação, como convivência, tolerância, lealdade, patriotismo, respeito, trabalho colaborativo, entre outros.

Brasil: ônibus educativo que leva tecnologia a jovens

No interior do Estado de São Paulo, a Samsung apoia a unidade móvel do projeto “Click da Educação”, organizado pela ONG Franca Viva. Um ônibus equipado com tecnologia de ponta levou o projeto de educação a jovens da cidade de Franca e certificou-os por meio de cursos gratuitos de informática, como Excel, Corel Draw e gestão empresarial, entre outros. A unidade móvel foi equipada com modernos aparelhos em linha com o que já é oferecido pelo programa Smart School.

Peru: aliança para preservação da cultura

A Samsung acaba de anunciar uma parceria inédita com o Governo Regional de Cusco, no Peru, para equipar a primeira e mais antiga escola republicana do país andino. Fundada por Simón Bolívar em 1825, o Colégio Nacional de Ciências é considerado uma instituição emblemática e, com 192 anos, atende hoje mais de 2 mil alunos da cidade, que passarão a ser beneficiados com a tecnologia da empresa em seu processo de aprendizagem.

Além de promover o programa Smart School, a Samsung tem o objetivo de revalorizar a cultura quéchua, que descende do antigo império inca. Serão oferecidas aulas que usam ferramentas tecnológicas para revalorizar o quéchua para alunos de séries específicas até o fim deste ano, com a intenção de mantê-las no decorrer de 2018.

Todas as Smart School são equipadas com tablets, notebooks e Smart TVs. Para maximizar os resultados do programa, a Samsung capacita os professores das escolas contempladas. Com esses novos conhecimentos, podem preparar aulas interativas, criar conteúdos, organizar e compartilhar aulas on-line e materiais complementares com seus alunos pela internet.

Ao estabelecer mais salas de aula inteligentes em diferentes partes do mundo, a Samsung pretende equipar a próxima geração com as ferramentas de que precisará para se conectar melhor e, finalmente, superar os desafios do amanhã.

 

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.