PTS recebe seleção de empresas de tecnologia para o programa Startup SP Sorocaba

Parque tecnológico de Sorocaba participa do programa Startup SP e poderá incubar as selecionadas com maior potencial tecnológico.

O programa Startup SP Sorocaba realizará no Parque Tecnológico de Sorocaba, na próxima segunda-feira (13), às 15 horas, a segunda fase da seleção das empresas que contarão com o apoio gratuito do SEBRAE e seus parceiros, para o desenvolvimento de negócios inovadores no campo da tecnologia.

“O PTS é uma ferramenta de suporte às empresas de tecnologia e inovação, e como tal, está de portas abertas para as startups. Por isso, todas as atividades do Programa Startup SP-Sorocaba serão realizadas no parque, que oferece toda uma infraestrutura como sala de co-working, salas de reunião e auditórios”, diz Roberto Machado de Freitas, Presidente do Parque Tecnológico.

O Startup SP é um programa organizado pelo SEBRAE em parceria com o ecossistema local de empreendedorismo, que oferecerá capacitação gratuita e mentorias para startups digitais. Sorocaba é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo, juntamente com Campinas e São Paulo (Capital), a receber o programa.

Segundo Davi Paunovic, consultor do SEBRAE e especialista em competitividade, o mercado global passa por uma etapa em que as organizações precisam de um melhor desempenho em diversos segmentos, como aplicativos para saúde, educação, compras, prestação de serviços e otimização da produtividade da indústria.

“As startups são consideradas na economia como importantes atores que podem provocar a inovação de maneira mais rápida, gerando novos negócios inovadores para a economia local e regional”, diz o especialista.

Segundo o Presidente do PTS, a equipe do parque está apoiando totalmente o Startup SP Sorocaba. “Desejamos atrair as empresas que tenham potencial tecnológico e de mercado para o processo de seleção da incubadora do PTS, a Hubiz, que oferece apoio para dar tração as startups do PTS”, salienta o Presidente.

Seleção das empresas – O objetivo do Startup SP Sorocaba é ajudar o empreendedor a superar um dos principais desafios no processo de desenvolvimento: validar sua proposta de valor e seu modelo de negócio, construindo algo que tenha aceitação no mercado.

Na primeira fase, cujas inscrições estiveram abertas até 24 de fevereiro, foram inscritas 52 startups, das quais 21 foram selecionadas pelo Núcleo de Empreendedorismo da Escola de Negócios do SEBRAE-SP. Os critérios de seleção incluíram uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta.

Nesta segunda fase, o objetivo é selecionar até 10 startups de Sorocaba e região para participar do programa gratuito, que contará com workshops abordando temas como modelagem de negócios, validação, testes de mercado, marketing digital, captação de investimento, mentorias individuais e coletivas e atividades para conexão com investidores e aceleradoras.

No próximo dia 13, as 21 startups selecionadas na primeira fase passarão por uma rodada de pitches (apresentação de no máximo 4 minutos e 5 minutos de perguntas). A banca de seleção será composta por representantes de todos os parceiros do programa.

Programa – O programa terá quatro meses de duração, entre março e julho de 2017, e está sendo realizado pelo SEBRAE-SP, Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico, Incubadora de Sorocaba HUBIZ, Movimento Startup Sorocaba, SENAC, SENAI, FATEC e Incubadora de Tatuí, Universidade de Sorocaba, FACENS, APRH, Galpão Duca, Parceria Social de Empregos, Associação Comercial de Sorocaba, Jornal da Economia, Portal Anuncia Sorocaba, 4 Legacy e Núcleo de Jovens Empreendedores da CIESP.