Parceria entre Samsung e Fundação Amazonas Sustentável celebra seis anos com importantes resultados

Estabelecida em 2010 e ampliada em 2014, aliança visa promover a educação e o envolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas do Amazonas.

São Paulo, 17 de novembro de 2016 – A Samsung e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) comemoram seis anos de uma parceria que tem o objetivo de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. Em 2014, a multinacional sul-coreana se tornou Parceira Mantenedora do Programa de Educação, que inclui o apoio direto a quatro Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) e programas complementares.

As principais iniciativas implementadas pela FAS, com o apoio da Samsung, estão voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços públicos de saúde e educação nas comunidades. “As inovações produzidas pela Samsung criam mudanças positivas para as pessoas ao redor do mundo. A participação da empresa nos projetos da FAS reforça duas prioridades da empresa, que são a educação e a sustentabilidade”, destaca o gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina, Helvio Kanamaru.

Os projetos incentivados pela Samsung estão fundamentados em três pilares: desenvolvimento econômico, com o objetivo de gerar renda para as comunidades; o fator social, que busca viabilizar a inclusão do cidadão na sociedade; e a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Neste ano, os NCS registraram 562 alunos matriculados, interessados em participar de projetos que apontam para a qualificação profissional, empreendedorismo, atenção à primeira infância, intercâmbio de saberes, incentivo à leitura, reciclagem de resíduos sólidos e práticas agroecológicas, entre outros.

“Também criamos a Escola Samsung na região amazônica como parte do nosso projeto de inovação tecnológica na área de educação. O complexo instalado na comunidade Três Unidos, na APA do Rio Negro, oferece uma estrutura escolar com dormitórios e refeitório que atendem aos alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos. Temos muito orgulho em contribuir com melhorias no dia a dia dessas comunidades”, complementa Helvio Kanamaru.
Projetos em destaque

Em 2016, tiveram destaque iniciativas complementares de comunicação, incentivo à leitura e gestão de resíduos sólidos:

  •      Rádio comunitária Samsung Mix

Criada neste ano, a rádio Samsung Mix é conduzida semanalmente por alunos da Escola Estadual Samsung, que participam de oficinas de fotografia, técnica e estrutura para matéria jornalística e reunião de pauta. A rádio criada pelo Projeto Repórteres da Floresta, realizado nos Núcleos Agnello Uchoa Bittencourt, Assy Manana, Yamamay e Samuel Benchimol, envolve mais de 60 alunos de 14 comunidades. O programa também conta com a rádio comunitária Lovejoy, que é conduzida semanalmente por alunos da Escola Estadual Thomas Eugene Lovejoy, além de produzir jornais que são veiculados em comunidades ribeirinhas. As reportagens produzidas pelos jovens são divulgadas no site da FAS: http://fas-amazonas.org/reporteres-da-floresta/.

  •       Projeto de Incentivo à Leitura 

De março a agosto deste ano, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma receberam o Projeto de Incentivo à Leitura, com o objetivo de levar arte e educação para alunos dessas localidades. No período de realização, o projeto mobilizou 120 alunos, 12 professores e 20 comunidades nas duas reservas, além de terem sido distribuídos mais de 130 livros.

  •      Gestão de Resíduos Sólidos

No primeiro semestre de 2016, foi realizado na RDS Puranga Conquista um projeto de gestão de Resíduos Sólidos. Cerca de 1,7 kg de resíduos sólidos foram retirados do ambiente de oito comunidades da reserva. O material foi corretamente destinado à Cooperativa Arpa, em Manaus. Uma nova retirada e pesagem está prevista para outubro.

 

Outras iniciativas da Samsung na Amazônia

A Samsung lançou, em 2014, quatro cursos de especialização por meio do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Tecnologia (EST) para engenheiros que atuam no Polo Industrial de Manaus: Especialização em Processos e Tecnologias de Fabricação Mecânica; Especialização em Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular; Especialização em Mecatrônica Industrial; e Especialização em Desenvolvimento de Novos Produtos. A empresa também investiu na instalação de cinco laboratórios para aulas práticas dessas especializações.

Naquele mesmo ano, a Samsung iniciou as atividades do Ocean Center de Manaus – unidade de capacitação gratuita de desenvolvedores de aplicativos para smartphones, tablets, PCs e Smart TVs, entre outros produtos. A estrutura está localizada nas instalações da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

 

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI).

 

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, câmeras, eletrodomésticos, equipamentos médicos, sistemas de conexão, semicondutores e soluções LED. Para saber mais e conferir as últimas novidades sobre a Samsung, visite a Sala de Imprensa Samsung no http://news.samsung.com.