OutoBot: Um robô para limpar e pintar edifícios

Manutenção robótica

Engenheiros da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, criaram o OutoBot, um sistema robotizado de manutenção para trabalhar nas áreas externas dos edifícios.

O robô pode limpar o exterior dos edifícios, por meio de jatos de água, e aplicar novas camadas de tinta – tudo de forma automática e contínua.

A parte principal do OutoBot é um braço robótico com seis graus de liberdade. Uma câmera faz uma varredura da superfície para identificar quais áreas podem receber o jato de água e quais deverão receber a tinta.

Enquanto o esquema tradicional exige uma equipe de cinco trabalhadores – um no solo, um no telhado e três na gôndola -, o OutoBot exige apenas um operador no solo.

“Usando nosso robô, nós demonstramos que um emprego intensivo em trabalho pode ser transformado em um que pode ser facilmente executado por um trabalhador mais velho, e ao mesmo tempo eliminando o risco dos trabalhadores que precisam trabalhar nas alturas,” defende-se o professor Dennis Lim quanto ao desemprego gerado por sua criação.

“Nosso objetivo é tornar a limpeza e a pintura de prédios mais fáceis, mais seguras e mais econômicas. O robô também é mais preciso e mais eficiente, minimizando desperdício e poupando tinta,” acrescentou seu colega Chen I-Ming.

Veja matéria completa aqui por Inovação Tecnológica.