Ok Google! O novo poder da nova geração.

As crianças agora têm o poder para conhecer o mundo com a ferramenta de voz do Google. Elas aprendem desde de cedo a usarem a tecnologia para buscar aquilo que desejam, se divertindo e aprendendo também.

Todo mundo e principalmente os pais já perceberam que as crianças nascem mais aguçadas no que diz respeito a percepção e uso de tecnologias. Algo vital para conhecer o mundo ao seu redor e absorver conhecimentos com mais facilidades do que as gerações passadas.

A nova ferramenta de pesquisa por voz do Google facilita muito a vida de todos, em especial as crianças de todas as faixas, inclusive aquelas que nem sabem falar direito, no processo de conhecimento do mundo ao seu redor fazendo com que aprenda brincado.

O meu filho Otto de apenas 2 anos e 3 meses me viu pesquisando por voz no meu celular e simplesmente quis fazer igual, “Ok Google” carro de papai, depois carro de mamãe e por aí foi, sem saber direito como funcionava aquilo. Ele simplesmente percebeu que só bastava falar que automaticamente iria aparecer aquilo que desejava vê, gostou muito da ideia de falar e aparecer as imagens, lógico que eu estava ali para complementa logo em seguida falando o modelo e a cor do meu carro, igualmente com o da mãe, para que assim aparecesse exatamente aquela foto que ele já conhecia (Rsrsr) e não causar-lhe nenhuma frustração. Também logo percebeu que não bastava falar “carro de papai”, mais o nome do carro, o modelo e a cor, claro que o Google não entendia muito bem quando ele fala, mas eu sempre estava ali complementando. Com isso, passou a me perguntar os carros de toda a família… resultado, aprendeu e começou a reconhecer nas ruas os carros de todos e falar que era igual ao da mamãe, da vovó, do vovô, do tio e assim ele seguiu aprendendo.

O mais engraçado foi que na primeira vez que falou “Ok Google”, o Google entendeu assim: “O que é cocô” (Kkkk).

Quando vi o interesse dele e alegria ao surgir as imagens, pude perceber um recurso interessante que tinha em mãos para apresentar ao meu filho o mundo, daí então comecei a fazer pesquisa por voz de animais, carros, meios de transportes, natureza, desenhos que ele assistia, enfim, abriu uma janela de oportunidade de diversão e aprendizado com ele.

Após algumas semanas começou a dominar melhor a ferramenta de pesquisa de voz, dizendo OK Google ou apertando no microfone, sempre assistido por mim, falando o quê ele queria vê, como carros, golfinho, Peppa, lobo mal, etc. Tanto no meu celular como no iPad dele, que inclusive desde de cedo com 1 ano e meio já desbloqueia, procurava pelo ícone da Netflix, clicava no perfil dele (uma figura de criança), escolhia o desenho para assistir e dava play. Algo que já era um espanto por ser tão pequeno e domina bem assim um recurso que avó dele não sabe fazer direito.

Essa tecnologia de pesquisa por voz é sem dúvida o primeiro passo para aprimorar a inteligência artificial, simplificando e ajudando milhares de pessoas em suas vidas ao redor do mundo, impactando:

Crianças – Sendo uma ferramenta muito útil no aprendizado delas, uma vez que com orientação dos país, professores e do próprio Google podem auxiliar na percepção e aprendizado do mundo de forma interativa, lúdica e divertida. Excelente para o desenvolvimento das crianças, respeitando o tempo de cada uma, na busca do conhecimento e referências para as suas vidas.

Leigos – Aquelas pessoas que são analfabetos funcionais que não sabem escrever direito ou nada poderão usar com facilidade esse recurso por voz. Assim como acontece nas buscas na internet onde o Google percebe a palavra ou a frase errada e corrigir sugerindo a grafia correta e também o resultado desejado, também será aprimorado na busca por voz, assim como exibir os resultados encontrados por áudios de uma notícia, de um blog ou site.

Adultos – Certamente facilita muito a vida sem ter que digitar, principalmente quando está com pressa, no trânsito ou em outra situação. Essa nova forma de pesquisar por voz na internet, assim como usar aplicativos e se relacionar por comando de voz serão cada vez mais usadas na sociedade futura.

Deficientes visuais – Serão beneficiados, uma vez que eles não podem digitar aquilo que desejam buscar, bastaram falar “Ok Google” e dizer o quê deseja que aquela informação será buscada facilitando muito a vida. Porém, ainda vai evoluir quanto aos resultados ditos em voz, para que os deficientes visuais possam além de buscar, também saber descritivamente aquilo que desejam.

Acredito muito que o mundo das novas gerações serão cada vez melhor e mais fácil na busca pela informação, facilitando imensamente a compreensão, o aprendizado e a formação das pessoas, através de ferramentas inteligentes que irão facilitar muito esse processo.

Como tudo na vida tem os seus prós e contra, o aperfeiçoamento será necessário, assim como as restrições que devem existir, principalmente para as crianças e adolescentes no que se refere a termos, imagens e vídeos buscados na internet sobre sexo, drogas, violência, terrosismo, etc. Uma vez que essa nova geração irão crescer dominando muito bem essa ferramenta de voz, pesquisando mais facilmente e rápido tudo aquilo que ouviu de alguém ou em um noticiário, enfim, temos que ser precavidos igualmente como fazemos com o uso da internet pelos nossos filhos hoje em dia.

Assim as crianças, os leigos e os deficientes visuais poderão buscar a informação que desejam, simples assim:

OK, Google! Pronto, bastar falar o que deseja buscar ou saber. 

Abs,

Por: Sidharta Costa Pinto via Administradores.com