Nokia é escolhida por ALTÁN Redes para construir e gerenciar rede LTE no atacado em escala nacional no México

São Paulo – A Nokia anunciou, na data de hoje, que foi escolhida pela ALTÁN Redes para desenhar, construir e operar a nova rede LTE e pronta para 5G em atacado, em escala nacional, no México. Trata-se do maior contrato em escala conquistado pela Nokia na América Latina até o momento.

Conhecido como Red Compartida no México, o Projeto de Rede Compartilhada é um programa exclusivo e inovador, que fornecerá banda larga sem fio para 92% da população do México, a fim de reduzir o gap digital e de fortalecer a produtividade e a competitividade do país em serviços digitais.

O contrato com a Nokia inclui o provimento do núcleo da rede 100% virtualizado e 40% de RAN, IP backhaul, OSS e NOC. O pacote será implantado em cinco de nove regiões no México, incluindo-se Guadalajara e Monterrei, segunda e terceira maiores cidades do país respectivamente. O projeto inclui, ainda, uma gama completa de serviços que permitirá à Nokia realizar um projeto integral: aquisição de sites, construção, implantação, integração de redes, planejamento e otimização de redes, integração de sistema central (núcleo), operação, manutenção e serviços gerenciados.

A implementação, que utilizará a banda de frequência de 700 MHz, deve gerar eficiências operacionais, uma vez que requer uma menor quantidade de sites para atingir uma cobertura mais ampla. Trata-se de um projeto greenfield, desenhado para acolher e aplicar o estado da arte das tecnologias.

O Projeto de Rede Compartilhada é uma parceria público-privada internacional conduzida pelo Ministério das Comunicações e do Transporte do México (SCT) e pela Organização Promotora de Investimentos em Telecomunicações (PROMTEL), em coordenação com o Instituto Federal de Telecomunicações (IFT). O projeto vai gerar um investimento total de mais de $7 bilhões de dólares em nove anos, montante financiado por investidores locais e internacionais cujos domínios de atuação vão desde instituições financeiras e instituições de desenvolvimento até parceiros industriais no México.

Com esse projeto, o México passa a fazer parte do crescente número de países implementando redes na banda de frequência de 700 MHz. O contrato é, ainda, um marco para a primeira implantação da Nokia de um núcleo de rede 100% virtualizado na América Latina.

A ALTÁN Redes é uma nova operadora de atacado, financiada por investidores internacionais e vários acionistas mexicanos. O consórcio internacional ganhou a licitação destinada a construir e operar a Rede Compartilhada, que atuará como uma nova plataforma na implantação de serviços móveis e de Internet para operadoras de redes móveis já existentes (MNOs), tanto quanto para operadoras em redes móveis virtuais (MVNOs) existentes e novas.

A rede de próxima geração da ALTÁN terá condições de oferecer às empresas, por todo o país, uma conectividade onipresente em banda ultra larga sem fio, em gerenciamento de inscrições e dispositivos, segurança e análise de dados. Os benefícios da ampla gama de serviços conectados e de aplicações em IoT ‘over the network’ serão sentidos por empresas de todos os setores, e não apenas pelas operadoras, uma vez que a rede também servirá como plataforma de comunicações e serviços do governo como segurança pública, VoLTE e aplicações de IoT em serviços financeiros, saúde, energia e transporte.

A Nokia fornecerá os seguintes produtos e serviços:

  • Núcleo de rede virtualizado;
  • Integração de sistema central (núcleo) e soluções em gerenciamento de laboratório;
  • VoLTE e EPC (AirFrame);
  • RAN: acesso por rádio ao 4.5G baseado no AirScale;
  • ION: IP e backhaul óptico;
  • DWDM 100G e roteamento IP para agregação;
  • Transmissão de micro-ondas;
  • Aquisição de sites, construção e implementação;
  • Integração de rede;
  • Features de segurança pública em banda larga
  • NPO: planejamento e otimização de rede;
  • Operação e manutenção de serviços gerenciados.

Joaquin Coronado, Diretor Executivo da ALTÁN REDES, afirmou: “Nosso processo seletivo para definir os fornecedores foi muito exigente, já que a Rede Compartilhada é, até o momento, o projeto de telecomunicações mais ambicioso do planeta. A qualidade da tecnologia, da experiência, da capacidade de implementação e a força financeira foram alguns dos aspectos que priorizamos. Ter a Nokia como uma de nossas parceiras tecnológicas me faz ter certeza de que a Rede Compartilhada apresentará um serviço de qualidade e escopo sem iguais. Estamos certos de que o México logo terá a melhor rede de banda larga móvel do mundo, com tecnologia 4G-LTE.”

Dimitri Diliani, Vice-presidente da Nokia para a América Latina, afirmou: “Para uma empresa como a Nokia, é um verdadeiro sonho poder construir uma rede LTE de ponta a ponta totalmente nova, e isso mostra a força da inovação em nosso portfólio de produtos. Com o projeto, a ALTÁN e o governo mexicano poderão superar as expectativas dos consumidores, que terão acesso a mais serviços de banda larga sem fio, a mais alta velocidade, maiores cobertura e qualidade, com menor curso por bit. Uma rede como essa, que representa o estado da arte, trará benefício a todos as operadoras móveis do México –  já existentes e novas – e também aos consumidores.”

Fontes de informação:

Conecte-se com a Nokia

  • Inscreva-se para receber informações sobre áreas específicas de interesse

 

Sobre a ALTÁN Redes

A ALTÁN Redes é um consórcio internacional que detém alguns dos maiores fundos de investimento e reúne, ainda, os mais importantes investidores privados, institucionais e industriais do México, que nos deram a oportunidade de mostrar nossa capacidade em propor recursos imediatos e nosso compromisso em desenvolver a Rede Compartilhada em sintonia com os nossos mais altos padrões.

Sobre a Nokia

A Nokia é líder global na criação de tecnologias de destaque em nosso mundo conectado. Amparada pela pesquisa e inovação do Nokia Bell Labs, a empresa trabalha com provedores de serviços de comunicações, governos, empresas de grande porte e consumidores, com o portfólio mais completo de produtos, serviços e licenciamento da indústria.

Ao possibilitar desde a infraestrutura para 5G e Internet das Coisas, até aplicações para realidade virtual e saúde digital, a Nokia está configurando o futuro da tecnologia para transformar a experiência humana. www.nokia.com