NEC apresenta novo sistema compacto de antena ativa para comunicações 5G

A NEC Corporation anunciou que desenvolveu um sistema compacto de Antena Ativa (AAS), que suporta a banda inferior do espectro de Super Altas Frequências (SHF), e adota um sistema de controle digital que permite a formação de sinais direcionais precisos (feixes) em sistemas MIMO, para dispositivos móveis, através do uso de antenas de 64 elementos.

Estas características, de acordo com a NEC, permitem uma alta eficiência espectral, com mais de 15 vezes a taxa de transferência LTE por célula, mesmo em ambientes onde os terminais se encontram distribuídos e são movidos de forma irregular.

Além disso, a NEC integrou a antena e os componentes de processamento sem fio numa única unidade, através do uso de circuitos integrados e placas de circuito impresso de alta densidade.

«Através de testes de verificação utilizando o AAS recém-desenvolvido, vamos avaliar a utilidade das tecnologias para aumentar a eficiência espectral e contribuir para a comercialização do 5G», disse Katsumi Tanoue, Director Geral Adjunto da Mobile Radio Access Network Division, NEC Corporation.

Via PC Guia.