Marketing Digital para Pequenas Empresas

Pequenas dicas de Marketing Digital aplicáveis para Pequenas Empresas e Negócios Locais.

Marketing Digital e Pequenas Empresas

A sua empresa está conectada à internet? Faz uso das ferramentas de Marketing Digital para alcançar um número maior de consumidores, parceiros comerciais e, assim, impulsionar os negócios e vender mais?
Se a resposta for “sim”, a sua empresa está na direção certa. Afinal, com o avanço da comunicação digital, a empresa que não investe em Marketing Digital perde espaço no mercado consumidor. Agora, se a resposta é “não” ou “mais ou menos”, a sua empresa está um passo atrás da concorrência. Marketing digital é imprescindível para posicionar a empresa no mercado com vantagens competitivas e a AMCDigital está aqui para te ajudar nessa empreitada : )

A pequena empresa na internet

O Site é a vitrine da empresa na web. Não ter um site é ruim, porém, ter um site ruim é mil vezes pior para a imagem da empresa. Lembre-se dessas duas máximas do Marketing:

a) VOCÊ SÓ TEM UMA CHANCE DE CAUSAR A PRIMEIRA IMPRESSÃO; e b) A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA.

O design do site tem que agradar o cliente no primeiro acesso, ser intuitivo e promover uma navegação fluida. A página inicial tem que ser organizada e de fácil navegação, com as principais informações sobre a empresa, produtos e serviços. O site é um recurso essencial ao Marketing Digital da pequena empresa. Por esta razão, o desenvolvimento do site deve ser feito por um profissional experiente, tarimbado.

Outro fator importante, para ser encontrado pelos robôs do Google – o maior site de busca do planeta – seu site precisa de alguns toques especiais, de uns macetes que um bom desenvolvedor conhece bem, seu site tem que ser otimizado para o famoso Search Engine Optimization (SEO) que quer dizer, em português: Otimização para Mecanismos de Buscas, trata-se de um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca (Google, Bing, Yahoo e outros). Esta técnica irá angariar mais visitantes e consequentemente mais conversões, o importante é que essas tudo seja feito, preferencialmente, no desenvolvimento do site, caso contrário, os motores de busca não conseguirão rastrear e indexar o site da empresa, de forma inteligente.

As Lojas Virtuais e os Blogs são outros canais de Marketing Digital que devem ser agregadas ao site. É importante fazer um bom Plano de Negócios, para avaliar a viabilidade da loja virtual, pois, e-commerce funciona bem quando a empresa está preparada para atender a demanda de consumidores e isto implica em gestão de estoque, logística, sistemas de informação e segurança nas transações comerciais com cartões de crédito e boletos bancários.

O Blog funciona como um canal para divulgar informações relacionadas aos negócios da empresa. Qual a finalidade? Conteúdos interessantes atraem a atenção de potenciais clientes. A leitura do artigo aproxima o cliente da empresa e pode direcioná-lo ao seu site para conhecer os seus produtos e serviços, além de reforçar a autoridade de determinada empresa no assunto, estratégia muito usada por grandes multinacionais como Jonhsons&Johnsons, Unilever, Nike, entre outras. A periodicidade de publicações é importante para manter a audiência ativa. Use o poder do hábito a favor dos negócios!

A pequena empresa também deve aproveitar os recursos das mídias em Redes Sociais: Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Google+, LinkedIn e Youtube são os canais mais populares da web, com bilhões de internautas conectados, a maior parte do tempo. O mais importante é publicar, nas mídias sociais, conteúdos que conquistem o público-alvo da empresa com criatividade, humor, emoção e vantagens imperdíveis.
Em regra, a quantidade de curtidas, de compartilhamentos e acessos ao site e ao blog – chamadas de métricas de engajamento – a partir de publicações em redes sociais, indica o sucesso da campanha nas mídias sociais ou oportunidades de melhorias.

Invista na Publicidade Online

A publicidade online é outro recurso indispensável à estratégia de Marketing Digital da pequena empresa. Duas excelentes opções são o Google AdWords e o Facebook Ads. Com o AdWords é possível destacar anúncios da empresa na página de busca do Google, dentre outras ferramentas que exploraremos oportunamente, como o Remarketing e a rede Display. Já o Facebook Ads, dispõe de recursos para campanhas publicitárias segmentadas (por idade, sexo, região, interesses, poder aquisitivo, e por aí vai..) na maior rede social do mundo, já são quase 2 bilhões de pessoas. Mas atenção: nada de amadorismo. Contrate um serviço profissional, pois a publicidade em redes sociais trabalha essencialmente com artes gráficas e boa experiência, cada campanha é diferente da outra e exige análise detalhada e dedicação especial ao assunto, usufrua apenas dos benefícios, terceirize o problema e a dor de cabeça, afinal, cada campanha mal sucedida ou ‘intuitiva’ vai levar consigo, investimento $.

Produtos digitais podem ser agregados ao Marketing Digital. A empresa pode condicionar o acesso gratuito aos e-books e e-magazines ao preenchimento de formulários, que serão indexados aos bancos de dados da empresa. Depois, basta usar o mailing para divulgar a empresa, seus produtos e promoções, por meio de outro canal, o E-mail Marketing.

Dica: defina os termos de uso e privacidade dos canais virtuais e inclua nos e-mails o link que possibilita ao destinatário cancelar o recebimento de mensagens eletrônicas quando desejar.

Quais os benefícios do Marketing Digital para a pequena empresa?

Os negócios migraram para o ambiente virtual – isso é fato – porque é lá que estão os potenciais clientes. O e-commerce avança a passos largos no Brasil e no mundo, contemplando empresas de todos os portes e ramos comerciais. Para a pequena empresa, o Marketing Digital traz excelentes resultados. O investimento em Marketing Digital será recompensado com o retorno financeiro, através do aumento de vendas. Vale a pena investir!

Gostou das dicas de Marketing Digital? Leia outros textos em nosso blog: http://www.amcdigital.com.br/blog

Por:  Andre Matiello via Administradores.com