Leitura em Smartphones pode impulsionar a alfabetização na Índia

Centenas de milhões de indianos estão usando seus Smartfones para se manterem conectados. Agora, muitos tornaram a leitura em seus telefones, um hábito que os defensores dizem pôde mesmo melhorar a instrução.

Maya Kumar é uma bookaholic confessa que freqüenta livrarias em Delhi para procurar os últimos lançamentos.

“Eu leio principalmente ficção em língua inglesa, e no momento, estou em todos os tipos de romance, mas eu gosto de fantasia e crime também”, diz ela.

Enquanto Maya normalmente compra tradicionais paperbacks, ela considerou usar um aplicativo de leitura (app) em seu smartphone.

“Usar meu telefone é bom para histórias curtas, algo que você pode ler enquanto em um carro, trem ou à espera de um amigo”, diz ela.

Novas maneiras de ler

É precisamente por causa dos leitores como Maya que os apps de leitura como Juggernaut foram lançados para alvejar o mercado indiano.

Chiki Sarkar e Durga Raghunath, Juggernaut trabalham como uma editora tradicional, comissionando e promovendo autores, mas lançando seus livros através de um aplicativo especialmente desenvolvido para celular.

“Nosso objetivo é conseguir que mais pessoas leiam livros em seu Smartphone e criem mais conteúdos publicados para um público de Smartphone”, disse Raghunath. “A experiência de leitura captura essa ambição e a plataforma capta o conteúdo.”

Veja matéria completa aqui por IQ Intel.