Interatividade é aposta para tornar mais atraentes as aulas teóricas de direção

Com a formação de condutores se modernizando, diante da introdução de tecnologias como o simulador de direção o avanço também deve contemplar a etapa teórica.

Ao invés de apostilas, a tela de um tablet ou smartphone como acesso para um conteúdo mais amplo, tendo à disposição vídeos, animações, infográficos e games. Essa realidade, já aplicada com o propósito de atualizar os métodos de ensino disponíveis no mercado, também vem se estendendo ao segmento de formação de condutores. Sai o papel e ganha espaço uma plataforma interativa que almeja tornar mais interessante e atraente aos jovens o aprendizado dos conceitos básicos aplicados a quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Diante do constante contato do jovem com a tecnologia, e sua intimidade com ela, essa é uma transformação que o mercado de educação para o trânsito vem passando para adequar conteúdos que antes tinham um formato baseado nas informações em uma apostila. É o caminho para engajar esse público com uma alternativa ágil e prática, pois é um grupo imediatista e que busca realizar várias atividades com poucos cliques”, explica a diretora de produtos da Procondutor, Claudia Moraes. A empresa, que atua no mercado de educação voltada ao trânsito desde 2005, desenvolveu uma plataforma moderna, multimídia e interativa, que pode ser acessada de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, sem a perda da qualidade do ensino.

Entre as opções dessa tecnologia estão CFCs que disponibilizam o serviço para quem busca renovação e as aulas de reciclagem para reaver a CNH, além de outros que tratam do curso para 1ª habilitação. “Até mesmo para os motoristas mais experientes, é possível propor a tecnologia como recurso importante no aprendizado”, comenta Claudia.

O aluno ainda encontra à sua disposição na plataforma ferramentas como vídeos extras, artigos e simulado, onde pode testar seus conhecimentos, além de tutoria para esclarecimento de dúvidas antes do exame teórico. “É possível perceber que a tolerância a cursos uniformes e rígidos tem sido cada vez menor, por isso concentramos esforços na inovação, com conteúdos interativos, passíveis de personalização e que utilizam infográficos, ícones, exercícios, animações e storytelling. Tanto que, para isso, houve a mobilização de profissionais especialistas das áreas de pedagogia, psicologia e engenharia, entre outros campos, para que o material pedagógico fosse completo, atrativo e construído de forma que pudesse ser aplicado à realidade do trânsito, respeitando o perfil de cada aluno”, destaca Claudia.

A plataforma oferece conteúdo digital para que os instrutores dos cursos aplicados dentro dos CFCs contem com uma abordagem mais interativa. Além disso, quando o aluno estiver fora da sala de aula, ele poderá seguir os estudos acessando um material complementar, disponibilizado via EAD, com a mesma qualidade, permitindo que adquira conhecimento em qualquer lugar e hora. “A educação a distância é uma tendência porque não só oferece praticidade e conforto, como também economiza tempo, principalmente quando pensamos na questão da mobilidade humana cada vez mais comprometida, especialmente nas grandes cidades. Ou seja, o aluno é beneficiado pela tecnologia na sala de aula do CFC e tem conteúdo disponibilizado via EAD”, frisa Claudia. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014, sete a cada 10 matrículas registradas no formato EAD eram referentes aos cursos livres.

 

Sobre a Procondutor

Procondutor é especializada no mercado de educação de trânsito e oferece aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) cursos no sistema de educação à distância e presencial, para facilitar o processo de obtenção, atualização da renovação e reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os cursos são homologados pelo Denatran e atendem aos pré-requisitos obrigatórios e desejáveis, estabelecidos nas resoluções Contran e respectivas portarias estaduais.

A plataforma de educação a distância da Procondutor e seus recursos de aprendizagem, mobilidade e gestão de processos são fatores relevantes para o sucesso dos cursos, pois os CFCs oferecem importantes diferenciais para a formação de seus alunos, flexibilizando os horários e garantindo uma experiência eficaz de aprendizado. Pioneira no setor, a Procondutor faz parte do Grupo Tecnowise, que há 30 anos atende o mercado de educação e tecnologia da informação.