Hotéis conectados: novas tendências tecnológicas criam diferenciais para o setor

Assunto estará em debate na Latin America Hotel & Resort Expansion Summit em Cartagena, Colômbia, em 16 e 17 de Março, com a participação da Commscope.

A tecnologia se tornou uma parte essencial de nossas vidas. Hoje é quase impossível imaginar um dia-a-dia sem, por exemplo, Internet ou redes sociais. No entanto, existem áreas, como a hotelaria, em que a tecnologia e o seu alcance ainda não atingiram completamente a importância que merecem, o que não só afeta a experiência do hóspede, mas ocasiona custos desnecessários e problemas adicionais que poderiam ser evitados com a infraestrutura de rede apropriada. Este é um assunto que será abordado no Latin America Hotel & Resort Expansion Summit em Cartagena, Colômbia, nos dias 16 e 17 de Março.

A gestão bem-sucedida de hotéis depende não só do aspecto arquitetônico ou de um ambiente agradável, mas de um serviço excelente e completo aos clientes, no qual a tecnologia é um pilar fundamental. Os hóspedes devem sentir que todas as suas necessidades são satisfeitas, o que significa comunicações sem fio confiáveis, diminuição das quedas de conexão e redes fortes, que permitam a conexão em qualquer lugar do hotel, no momento que o hóspede deseje.

“A indústria hoteleira é um grande desafio para a tecnologia. A maioria dos hotéis estão mais preocupados com o espaço ou conforto para melhorar a experiência do cliente, prestando pouca atenção ao impacto da tecnologia. Mas nesta era mais digital, os usuários exigem conexão eficiente com a internet, seja em seus quartos ou em áreas comuns, além de uma rede de celular que não falhe; quando isso começa a funcionar mal, o atendimento ao cliente passa a ser visto como pobre ou deficiente. Tudo isso pode ser evitado se, desde o planejamento, os responsáveis pela área de TI derem a devida atenção à sua infraestrutura de rede”, diz Mario Linares, Gerente de Contas da CommScope na Colômbia, que estará presente no evento em Cartagena.

No entanto, para Linares, a ausência de tecnologia adequada não impacta somente os hóspedes, mas também as próprias operações hoteleiras, como administração e comunicação interna. Por isso, ele menciona algumas tendências tecnológicas que podem melhorar o desempenho do hotel:

  • Acessibilidade e conectividade: Aproximadamente entre 50% e 70% dos hóspedes nos hotéis são pessoas de negócios, que precisam se conectar ao escritório de forma remota (pela web), acessar seus e-mails e seguir com as atividades produtivas durante a estadia. Se a isso são adicionados os demais clientes, que buscam se conectar à Internet para outras atividades, tais como acessar suas redes sociais, o problema pode ser ainda maior se não houver uma infraestrutura de rede eficiente, que garanta não só a conectividade constante, mas a capacidade acesso a partir de qualquer ponto do hotel, tanto à Internet quanto à rede de celular, e assim por diante.
  • Segurança e tratamento da informação: Os hóspedes precisam ter a certeza de que seus dados são tratados sob rigorosas normas, tanto ao fazer reservas, como usando os serviços dentro do hotel. Ter uma rede que garanta a confiabilidade não só fornece segurança de dados, mas também facilita o gerenciamento de todas as informações do cliente por parte dos administradores, agilizando os processos e evitando erros que poderiam custar caro.
  • Convergência em direção à personalização:. Na indústria hoteleira existe uma convergência unificada para conhecer os hábitos e preferências dos clientes. “Hoje todo mundo está conectado, e não apenas durante o dia, mas também a noite e madrugada. Por isso, conhecer antecipadamente as necessidades e preferências dos clientes é fundamental para evitar problemas que estes ‘novos hábitos’ podem gerar”, acrescenta Johny Ivan Clavijo, Gerente de Vendas CCAS (Caribbean, Central America and South America) – CommScope, que também estará presente na Latin America Hotel & Resort Expansion Summit, em Cartagena.
  • Redes preparadas para o futuro: Ainda que o setor hoteleiro esteja se tornando consciente de como é crucial contar com a tecnologia adequada para os seus processos, para ajudá-los a lidar com os desafios atuais de conectividade, devemos também considerar que a evolução tecnológica acontece a passos largos. Por isso, não é mais suficiente apenas atualizar as redes para o presente, mas se preparar para as novas velocidades e necessidades futuras.
  • Gestão automatizada de infraestrutura de rede: Na atualidade, já existem soluções tecnológicas que não só permitem enfrentar as necessidades de conectividade e acessibilidade, mas fazem a gestão de toda a infraestrutura de rede de forma muito mais simples e eficiente. Automatizar os sistemas de gestão facilita a detecção de problemas em menor tempo e permite resolvê-los mais rapidamente, gerando uma redução dos custos operacionais e muito menos impacto para o hóspede, fazendo com que ele tenha a melhor experiência no hotel.

“Muitas vezes, as construtoras optam por soluções de baixo desempenho, muito mais baratas, mas em última análise, acabam causando grandes problemas no médio e longo prazo. Isto não só tem um impacto negativo na avaliação dos hóspedes, mas no final, significa custos mais elevados e prejuízos para o imóvel, questões que poderemos apontar melhor no evento Latin America Hotel & Resort Expansion Summit, em Cartagena. Por todas estas razões, a tecnologia já deve ser vista como uma necessidade na indústria hoteleira, e não como um “luxo”, não uma despesa, mas como um verdadeiro investimento. Adaptar-se a essas novas tendências em tecnologia não só melhora o funcionamento do hotel, como gera economia tempo, dinheiro e esforço, e torna o hotel mais atraente para os clientes”, conclui o gerente de Vendas CCAS – CommScope, Johny Ivan Clavijo.

Para saber como a tecnologia torna os complexos hoteleiros mais atraentes para os hóspedes, e como uma infraestrutura de rede adequada fornece conectividade eficiente aos clientes, não perca a participação da CommScope no evento Latin America Hotel & Resort Expansion Summit, em Cartagena, em 16 e 17 de março.

 

Sobre a CommScope

CommScope (NASDAQ: COMM) ajuda empresas ao redor do mundo na concepção, construção e gestão de suas redes cabeadas e wireless. Nosso amplo portfólio de soluções de infraestrutura inclui algumas das soluções wireless e de cabo de fibra óptica mais robustas e inovadoras no mundo. Nossa equipe global de grande talento e experiência, é dedicada a ajudar os clientes a aumentar a largura de banda; maximizar a capacidade existente; melhorar o desempenho e a disponibilidade da rede, contribuindo também para o aumento da eficiência e da simplificação da migração tecnológica. Você encontrará nossas soluções nos maiores edifícios, salas de reunião, áreas indoor e outdoor; em data centers e edifícios de todas as formas, tamanhos e complexidades; nos cell sites e em headends, em instalações FTTx e em aeroportos, trens e túneis. Redes vitais ao redor do mundo funcionam com soluções da CommScope.

 

Mais informações em: http://pt.commscope.com/