Geração Alpha: conheça o lançamento da SM para o Ensino Fundamental II

Coleção trabalha com livro digital integrado ao livro impresso e busca auxiliar nos desafios dos alunos dessa nova geração.

As crianças e os jovens da nova geração entendem a tecnologia como algo natural. Não é uma inovação, faz parte do dia a dia delas. Curiosas e atentas a tudo em sua volta, essas crianças têm pressa em adquirir conhecimento diante da enorme quantidade de informações. Foi pensando nisso que a SM lançou a coleção Geração Alpha, voltada para a geração que já nasceu em um contexto globalizado com forte presença da tecnologia.

Diante dessa realidade, a coleção Geração Alpha foi pensada com o objetivo de auxiliar o aluno a enfrentar esses desafios com autonomia e espírito crítico. Valores universais como justiça, respeito, solidariedade, responsabilidade, honestidade e criatividade estão vinculados a todos os textos, imagens e atividades propostos, a fim de contribuir para a formação de jovens críticos e conscientes, capazes de questionar o mundo a sua volta e buscar soluções para a vida.

Com abordagem jovem e imagens impactantes, além de linguagem curta, direta e concisa, o conteúdo, cuidadosamente organizado e distribuído, possui forte integração entre o impresso e o digital, o que provoca no aluno o desejo de se aprofundar nos tópicos em discussão. O projeto possui ainda um ambiente de aprendizagem conectado ao livro digital, com funcionalidades que visam ao aprendizado do aluno e facilitam a prática didática do professor.

Um dos destaques da coleção é que, no final de cada livro, os alunos podem conferir questões com formato semelhante ao do Enem. O objetivo é convidar os estudantes e professores a desenvolverem competências e habilidades.

Abaixo confira mais detalhes sobre os livros de cada disciplina:

1. Geração Alpha Português: a coleção oferece oportunidades para que o aluno reflita sobre o que aprendeu, de maneira crítica, levando em consideração valores como justiça, respeito, solidariedade, responsabilidade, honestidade e criatividade; valores estes que auxiliarão os alunos em suas escolas futuras.

2. Geração Alpha Matemática: trabalha na construção da cidadania, utilizando conhecimentos científicos e recursos tecnológicos para desenvolver no aluno competências que lhe possibilitem compreender e transformar a realidade.

3. Geração Alpha Ciências: contribui para que o aluno compartilhe dos conhecimentos construídos pelas Ciências da Natureza, a fim de que reflita sobre o que aprende, expresse suas ideias e desenvolva habilidades para as mais variadas situações.

4. Geração Alpha Geografia: possibilita ao aluno compreender as inúmeras mudanças no espaço geográfico mundial, bem como a modernização dos transportes e as relações entre nações, a fim de que construa um pensamento complexo sobre os temas abordados.

5. Geração Alpha História: estimula o aluno a se tornar um jovem atuante na sociedade do século XXI, capaz de questionar o mundo à sua volta, desenvolver consciência crítica e buscar no passado as respostas e soluções para os desafios presentes.

Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.