Experiência da Campus Party será levada a todo país

Sebrae e Instituto Campus Party formalizam parceria e vão, em conjunto, gerar conteúdos, aplicar pesquisas e realizar eventos.

A experiência inovadora da Campus Party será levada para todo o país durante o ano inteiro, em ações presenciais e on line. O Sebrae e o Instituto Campus Party celebram acordo que estabelece um trabalho conjunto e contínuo para fomentar o empreendedorismo digital não apenas nos dias em que os eventos acontecem, mas durante os 18 meses da vigência do acordo. O convênio de cooperação técnica e financeira prevê investimento de R$ 2 milhões para atender campuseiros e jovens interessados em empreender em todo o Brasil.

“A aproximação com a Campus Party e, consequentemente com os campuseiros, permite um relacionamento mais estreito com esse público e amplia as possibilidades de atuação do Sebrae, que ajuda que boas ideias se transformem em negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Uma pesquisa realizada na Campus Party Brasil em 2013 revelou que 40% dos jovens entrevistados tinham planos de abrir seu próprio negócio nos dois anos seguintes e que eles possuíam de duas a três ideias em que realmente acreditavam que poderiam dar certo no mercado.

O Sebrae vai gerenciar, em conjunto com o Instituto Campus Party, a comunidade de empreendedorismo da plataforma campuse.ro, que funciona como uma rede social, atualmente com mais de 400 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de cem mil no Brasil. “Em nossa plataforma, a tag empreendedorismo é a terceira mais utilizada pelos campuseiros como área de interesse. Acreditamos que o conhecimento cresce quando compartilhado e, por isso, vamos junto com o Sebrae promover o intercâmbio de conhecimento em ambientes democráticos, criando espaços nos quais prevalecem a troca e o aprendizado mútuo”, declara Francesco Ferruggia, presidente do Instituto Campus Party.

A comunidade será fomentada com conteúdos direcionados ao público empreendedor esteja ele em qualquer um dos momentos de maturidade: Curiosidade, Ideação, Operação e Tração. Para participar das ações, os interessados devem se cadastrar na plataforma campuse.ro e marcar #empreendedorismo como área de interesse no preenchimento do perfil.

Além disso, serão realizadas experiências pockets da Campus Party em eventos realizados pelo Sebrae, como a Feira do Empreendedor, até setembro do ano que vem. Elas serão transmitidas on line pela comunidade e a ideia é que ocorram em estados fora da região Sudeste onde não são realizadas edições presenciais do evento.

O principal objetivo do convênio é ampliar a relação do Sebrae com empreendedores digitais. Desde 2011, o Sebrae é parceiro nas ações de empreendedorismo da Campus Party, mas, atualmente, o contato acontece de forma presencial em momentos pontuais. A ideia é, a partir de agora, criar uma relação contínua e permanente com a comunidade de campuseiros interessados na temática empreendedorismo pela internet.

 

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital.  Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Brasília e Minas Gerais também receberam o evento pela primeira vez esse ano.