Esqueça a Apple: por que o Google é o novo grande rival da Samsung?

Por muito tempo, a maior briga no mundo mobile foi entre a Samsung e a Apple. As duas gigantes representavam o que havia de melhor entre os smartphones, uma guerra nada fria entre Android e iOS que chegou a ter alguns capítulos escritos na Justiça.

Não foram poucas as vezes que vimos Galaxy e iPhone trocando farpas em campanhas publicitárias mundo afora. No entanto, essa disputa parece ter ficado para trás e, hoje, a gigante sul-coreana já encara outros concorrentes. E, por incrível que pareça, ela está mais disposta a disputar com a Google do que com a velha Maçã.

Isso ficou bem claro durante o anúncio do Galaxy S8 na tarde da última quarta-feira (29). Embora o smartphone seja realmente um colosso em termos de hardware, a fabricante não usou isso como seu maior trunfo para se destacar da concorrência, como acontecia anteriormente. Desta vez, o foco foi outro, se preocupando muito mais com o modo como esse pequeno monstro de bolso consegue conectar todos os serviços da empresa — ao mesmo modo como o Google faz com seus produtos.

Essa noção de que o ecossistema é muito mais interessante para o usuário do que quem tem o melhor processador ou tela é algo que muda completamente as regras do jogo, até porque é essa parte prática que mais interessa ao usuário. Embora a Apple goste muito de falar das novidades técnicas de seu iPhone, sempre foi o modo como seus produtos se comunicavam que atraia o consumidor. E a Samsung começou a se dar conta disso agora, mas visando a Google como exemplo a ser seguido.

Veja matéria completa aqui por CanalTech.