Dedalus Prime e AWS fomentam boas práticas para nuvem segura

Segurança é um dos temas mais importantes quando se fala em adoção de cloud computing.

São Paulo – março de 2017 – A computação em nuvem deixou de ser tendência há algum tempo, mas a segurança ainda segue em debate para quem adota esta tecnologia. De olho neste cenário, a Dedalus Prime, posicionada no mercado como Cloud Service Broker e a Amazon Web Services, provedor de nuvem da Amazon, têm colocado em prática ações para garantir a segurança na adoção de cloud computing.

Com o intuito de mostrar quais são as responsabilidades de cada player envolvido no processo e a importância de um parceiro para Serviços Gerenciados, a AWS possui o manual “Boas Práticas de Segurança AWS”. O documento está publicado no site do provedor de Cloud e as ações propostas destacam como pequenas, médias e até grandes corporações que adotaram a jornada para nuvem AWS com a ajuda de um parceiro ganharam em escala, alta disponibilidade, plataformas como serviços, segurança, redução de custos, entre outros benefícios que a nuvem proporciona.

Responsabilidade compartilhada

A adoção de nuvem exige o comprometimento de todas as partes envolvidas no processo. A Amazon Web Services é responsável por proteger a infraestrutura global que executa os serviços oferecidos na nuvem da AWS. Essa infraestrutura é composta por hardware, software, redes, armazenamento e instalações. O provedor de nuvem também fornece toda a camada de proteção da infraestrutura e serviços para data centers, hardware, hypervisor, armazenamento, rede e banco de dados, além da gama de serviços que ajuda na arquitetura e gerenciamento de um ambiente seguro, como AWS Inspector, AWS Shield, AWS WAF, AWS CloudTrail, entre outros.

E aqui entra o parceiro para Serviço Gerenciado que ficará com a responsabilidade de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, sistemas, aplicações, seguindo boas práticas na gestão de ativos, políticas de segurança, metodologias de desenvolvimento, monitoramento e atualizações de sistemas operacionais. “É nosso papel apoiar ao cliente na gestão do seu ambiente já que possuímos ferramentas, metodologias e equipe especializada para garantir a segurança necessária na jornada para nuvem. Colocar em prática essas recomendações é muito importante para garantir a segurança do ambiente, conta e recursos AWS”, destaca Wilder Martins, gerente de Tecnologia da Dedalus Prime.

O executivo ressalta ainda que existem muitas práticas a serem seguidas para garantir a conformidade e disponibilidade dos ambientes na AWS. Todas elas com seu grau de complexidade e viabilidade que devem ser avaliados para compatibilidade com cada cenário, ambiente e negócio. “Tenha em mente que a segurança da informação e a proteção de seus dados são de extrema importância, independentemente de qual mercado ou negócio sua empresa pertença. As boas práticas sempre permitirão que sua experiência com a nuvem seja a melhor possível. Usufrua da elasticidade do Auto Scaling, faça backup, monitore e transforme seu ambiente, integrando serviços. Isso tudo é executado por um parceiro especializado em nuvem”, completa.

O documento completo com as “Boas Práticas AWS” pode ser acessado no link: https://aws.amazon.com/pt/whitepapers/aws-security-best-practices.

Sobre a Dedalus Prime – A Dedalus Prime é uma empresa tradicional e tem se destacado em sua atuação no mercado de TI por manter a característica de inovação. Posicionada no mercado como Cloud Services Broker, tem consolidado sua experiência em Cloud Computing, segmento onde atua desde 2009. Suas parcerias com Amazon Web Services, Microsoft e Google permite a oferta para o mercado de diferentes nuvens, agregando serviços gerenciados, que reconhece como fundamentais para garantir menor risco, rápida adoção e o bom uso dessas tecnologias. Este cenário colocou a empresa entre as PMEs que mais crescem no Brasil, com uma carteira ampla de clientes que migraram para nuvem com o apoio de seus serviços, suporte e gestão.

Mais informações: http://www.dedalus.com.br