Conheça o chip que vai equipar os tricorders

Os pesquisadores vêm trabalhando há anos para simplificar os sistemas necessários para tirar proveito dos raios T. [Imagem: Frank Wojciechowski/Princeton]

Chip de tricorder

Você pode estar olhando para o chip que equipará o primeiro tricorder a saltar das telas da ficção científica para a realidade.

Ele foi projetado e construído por Xue Wu e Kaushik Sengupta, da Universidade de Princeton, nos EUA.

O chip representa a miniaturização de um conjunto enorme de lasers e espelhos que até agora eram necessários para emitir ondas terahertz, que podem atravessar o corpo humano sem causar danos. Um segundo chip captura as ondas de volta e fornece detalhes sobre as ondas que retornam, permitindo a interpretação das leituras.

As ondas terahertz também interagem de maneiras distintas com diferentes compostos químicos, de modo que elas podem ser usadas para caracterizar substâncias específicas. Essa técnica, chamada espectroscopia, é uma das mais promissoras aplicações da tecnologia terahertz.

“O sistema foi construído com a mesma tecnologia dos chips de silício que equipam todos os aparelhos eletrônicos modernos, de forma que custará apenas uns poucos dólares fabricá-los em larga escala,” disse Sengupta.

Veja matéria completa aqui por Inovação Tecnológica.