Como o Whatsapp mudou a comunicação no Brasil e no mundo e porque prejudicou diretamente as operadoras de telefonia

Whatsapp. É uma tarefa muito difícil encontrar qualquer pessoa viva em pleno século 21 que nunca tenha usado ou ao menos ouvido falar neste pequeno gigante!

Todo mundo, a todo tempo está conectado e se comunicando através dele, seja para falar com amigos, paquerar, dar avisos urgentes ou resolver questões do trabalho.

Difícil é passar sequer um dia distante dele, já que sempre tem algum recado para ler em algum grupo e acabamos não resistindo à tentação de ler as notificações.

Mas você sabia que este inocente aplicativo já deu e ainda dá bastante dor de cabeça para as operadoras de telefonia?

Continue lendo este artigo para descobrir como o Whatsapp mudou a comunicação no Brasil e no mundo e como prejudicou diretamente as operadoras de telefonia.

 

O que é e quando surgiu

whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones que foi fundado por Jan Koum e Brian Acton (os dois trabalharam juntos no Yahoo por quase 20 anos) e lançado em 2009 e desde então tem revolucionado a maneira não só do brasileiro, mas do mundo todo se comunicar.

A princípio, surgiu apenas como um concorrente do SMS, mas hoje em dia é possível mandar e receber mensagens de texto, vídeos, mensagens em áudio, fotos, documentos em PDF, compartilhar localização e até mesmo fazer e receber ligações como uma ligação telefônica.

Tudo isso de graça, sendo necessária apenas a conexão com a internet, que pode ser de uma rede WiFi ou a própria conexão de dados 3G/4G do seu chip.

No momento que este artigo está sendo escrito já são mais de 1 bilhão de usuários ativos em mais de 180 países que podem a qualquer momento, de onde estiverem, entrar em contato instantaneamente com suas pessoas mais queridas ou até resolver assuntos de negócios.

 

A comunicação antes do Whatsapp

sms

Antes do surgimento do Whatsapp uma maneira muito comum das pessoas se comunicarem pelo celular era através do famoso SMS. E muitas vezes a comunicação por mensagem de texto era preferível até mesmo às chamadas de voz.

Essa preferência se dava por diversos fatores:

  • O baixo custo dos torpedos (há tempos existem pacotes com “toneladas” de torpedos, ou então com tarifas muito baixas para enviá-los).
  • Não há necessidade de internet para enviar um SMS.
  • A praticidade de mandar ou receber uma mensagem sem interromper outras atividades (você pode mandar um SMS assistindo um filme, por exemplo, sem perder nada e nem precisar pausar).
  • Imediatismo e objetividade na comunicação através de mensagens curtas.
  • Economizar os minutos de ligação do plano para quando fossem realmente necessários.

 

“Mas e o Facebook?”

É verdade que já existiam formas de se comunicar pela internet, como o inbox do Facebook por exemplo, mas não era tão prático de acessá-lo como é hoje, através do Facebook Messenger.

Antes da emergência e popularização dos smartphones (principalmente Android, iOS e Windows Phone), nos quais hoje é possível instalar centenas de aplicativos, para acessar o inbox do Facebook era necessário fazê-lo através do navegador, de modo que com o tempo levado para tal você já teria mandado e recebido pelo menos umas três mensagens.

Não podemos deixar de mencionar também, que a internet móvel era bem mais lenta e cara do que temos hoje em dia.

 

A chegada do Whatsapp

whatsapp

Como já foi dito, o Whatapp de início veio para concorrer com o SMS, mas ele “não chegou chegando” com toda a força que tem hoje. Ele foi crescendo progressivamente e ganhando espaço aos poucos, o que não significa que não foi rápido.

Ele acompanhou o desenvolvimento e popularização de toda a tecnologia relacionada, ou seja, foi ganhando nome e sendo cada vez mais utilizado à medida que os smartphones e a tecnologia de internet móvel cresciam juntos.

Enquanto os smartphones eram melhorados e novos aplicativos que usam a internet iam surgindo, a cobertura das principais operadoras (Vivo, Claro, Oi, TIM e Nextel) bem como a qualidade do sinal e a velocidade da internet móvel foram aumentando para satisfazer esta demanda.

E o Whatsapp não apenas se aproveitou disso tudo, mas desde o começo tem influenciado bastante todo esse desenvolvimento e também tem se desenvolvido, oferecendo muito mais do que as mensagens de texto e assim revolucionando a comunicação por celular, como você pode ver no próximo tópico.

 

A comunicação depois do Whatsapp – Por que as operadoras têm tanto medo

operadoras-tem-medo-do-whatsapp

Atualmente, somente com o que o Whatsapp oferece talvez você nem precise de um plano de celular!

Sim, você precisa de internet pra acessar o aplicativo, mas se você tem acesso constante a redes WiFi, você não precisa de uma operadora pra nada! E é por isso que o Whatsapp é tão perigoso para essas empresas.

Veja só as vantagens que colocam o Whatsapp no topo das formas de comunicação, e porque ele dá muita dor de cabeça para as operadoras:

  1. Não é necessário ter uma internet potente para poder usufruir do app.
  2. É possível mandar e receber mensagens de texto instantaneamente e sem limite de caracteres (o SMS tem limite de caracteres).
  3. Além das mensagens de texto você pode mandar e receber fotos, vídeos, documentos, áudios e até compartilhar sua localização geográfica.
  4. Você pode criar e participar de grupos para falar com várias pessoas ao mesmo tempo, organizar eventos, dar avisos…
  5. Ligue para qualquer outra pessoa que tenha Whatsapp sem gastar nada. Só é preciso que você e ela estejam conectadas na internet.
  6. Não precisa nem ter um pacote de internet no seu chip! É só usar internet de uma rede WiFi (que geralmente é mais estável e rápida que a rede móvel) e fazer tudo isso.

 

Como influenciou as operadoras

operadoras-versus-whatsapp

Com todas essas mudanças (e tudo acontecendo muito rápido) as operadoras de celular, para não ficarem no prejuízo, foram pressionadas a acompanhar, não somente na ampliação da cobertura e da qualidade da internet, mas também nos preços e nos serviços oferecidos nos seus planos e pacotes.

Com o tempo o foco das operadoras passou a ser no pacote de dados, tanto que, quase sem exceção, hoje o grande diferencial de um plano para o outro é o tamanho da franquia de internet. Esta que também sempre é assunto das campanhas publicitárias das operadoras e que tomou lugar dos minutos de ligação.

Por conta do crescimento da demanda de internet os pacotes oferecidos estão cada vez maiores o que faz com que os preços aumentem proporcionalmente, compensando o declínio dos ganhos com as ligações e mensagens SMS.

Outra forma de as operadoras lucrarem é através dos pacotes adicionais de internet que você pode contratar se quiser continuar navegando caso consuma toda a franquia do seu plano antes da renovação, já que essas franquias são limitadas.

 

O tamanho da “dor de cabeça” das operadoras

preco-do-whatsapp

Nos últimos anos o prejuízo que o Whatsapp já causou às operadoras de celular já foi o suficiente para estas entrarem em guerra contra o app. Afinal, estamos falando da casa dos bilhões!

Você lembra que algumas vezes o Whatsapp já foi bloqueado no Brasil por algumas horas? Pois então, era justamente uma tentativa da parte das operadoras de punir o aplicativo, sob a alegação de pirataria e falta de regulamentação.

A acusação de pirataria se dá principalmente pelo fato de o Whatsapp oferecer um serviço de chamadas de voz e que usa o próprio número do chip (da operadora) para identificação do usuário.

Além do mais o Whatsapp não paga uma taxa por manter uma linha registrada, como as operadoras o fazem. Mas vale lembrar que o serviço não funciona através do sistema de telecomunicações tradicional, mas através da rede, semelhante ao Skype e ao Messenger, a qual só está disponível à navegação mediante o pagamento de uma assinatura ou compra de um pacote.

Outro fator preocupante foi a queda do número de linhas de celular, onde mais de 10 milhões de linhas de celular deixaram de existir e acredita-se que isso se deve ao Whatsapp, já que muitos clientes preferem chats para se comunicar ao invés de terem mais de uma conta em diferentes operadoras.

 

Como acessar o Whatsapp

WhatsApp

O app está disponível para aparelhos Android, iOS, Windows Phone, NokiaSymbian, Nokia S40 e BlackBerry e você pode até mesmo acessar do seu computador pelo navegador ou baixando o aplicativo, mas é necessário estar com o app no seu celular conectado à internet.

Para acessar o Whatsapp no seu computador, faça o seguinte:

  1. Entre na página oficial do Whatsapp ou abra o aplicativo que você baixou
  2. Abra o Whatsapp no seu celular, na aba de conversas
  3. Clique no ícone Menu (no Android ou no Windows Phone) ou no ícone Ajustes (no iOS)
  4. Selecione a opção Whatsapp Web
  5. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code na tela do seu computador (aquele quadrado com uns borrões esquisitos)
  6. Pronto, você já pode usar o Whatsapp do seu computador!

Confira este passo a passo nas imagens abaixo (foi usado o sistema Android no exemplo):

botão-menu-whatsappAba de conversas e ícone Menu

 

whatsapp-web

Whatsapp Web

 

qr-code-whatsappQR Code Whatsapp

 

Curiosidades

whatsapp

  • O nome Whatsapp é um trocadilho com a frase “What’s Up” em inglês (que significa algo como: “E aí, como vai?”).

  • As mensagens e ligações no aplicativo são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. Deste modo, terceiros, até mesmo o próprio Whatsapp, são impedidos de lê-las ou ouvi-las.

O preço do Whatsapp

Em 2014 o Whatsapp foi comprado pelo Facebook por um total de US$ 22 bilhões, o que significa que agora, 3 anos depois e considerando o crescimento e a popularidade do aplicativo, esse valor provavelmente cresceu numa quantia significativa.

Vale mencionar que o Whatsapp é a empresa de comunicação que mais cresce ao redor do mundo. Ele está entre os 25 aplicativos mais baixados em mais de 100 países na App Store e foi baixado mais de 1 bilhão de vezes pela Google Play.

A despeito de o Facebook ter comprado o aplicativo, ele continua operando como um app independente e com o mesmo objetivo que tinha desde o princípio: desenvolver um serviço de mensagens veloz e que possa funcionar no mundo todo.

 

Conclusão

whatsapp

Apesar do foco deste artigo ser mostrar porque as operadoras de celular temem o Whatsapp, é inevitável perceber os benefícios que este simples aplicativo disponibiliza no dia a dia de toda a população (considerando o alcance e proporção do número de usuários).

A praticidade e economia que esta inovação nos proporciona incomoda demais as operadoras pois rompe o modelo de negócio antigo, que era monopolizado pelas mesmas e que investem bilhões no desenvolvimento e na estruturação de suas tecnologias.

Contudo, até elas têm se adaptado a revolução gerada pelo Whatsapp e estão focando mais no serviço de internet do que no serviço de ligação e SMS. E a adaptação é essencial para o crescimento e desenvolvimento, assim como a concorrência é extremamente saudável no mercado, melhorando a qualidade dos serviços e oferecendo ao consumidor um preço justo.

Podemos concluir que o Whatsapp, mesmo sendo uma pedra no sapato das operadoras, veio para ficar, já que traz muito benefícios para a população em geral e facilita a vida de bilhões de pessoas.

Este artigo foi escrito pela equipe do Portal de Planos, um site especializado em planos de internet, TV por assinatura, celular e telefone fixo.