Como deve ser a aparência do carro perfeito?

Esta foi uma das inúmeras mesclagens feitas pela equipe para verificar como é a média dos modelos de carro de maior sucesso no mercado.[Imagem: Yan Liu et al. - 10.1509/jm.15.0315]

Carro perfeito

Será possível descobrir como deve ser o carro ideal – para os consumidores e para os fabricantes?

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, propôs-se a responder a esta pergunta combinando dados do projeto estético dos carros e de seu sucesso.

Como medidor do sucesso de cada modelo, os pesquisadores usaram as vendas de cada um deles.

Já quantificar a aparência física de produtos reais é mais desafiador. A equipe encarou o desafio usando uma técnica de morphing para criar a imagem de um carro “médio” a partir dos diversos modelos de cada marca, e das diversas marcas em cada segmento.

A mesclagem das imagens permitiu determinar a similaridade de mais de 200 modelos de automóveis de 33 marcas vendidas nos EUA entre 2003 e 2010.

Para cada um foi calculada a “prototipicalidade” (o quão típico cada carro é comparado a outros produtos no mesmo segmento de mercado), a consistência com a marca (o quanto um carro se parece com o produto médio da marca) e a imitação entre segmentos (o quanto o projeto de um carro imita um modelo de outro segmento).

Veja matéria completa aqui por Inovação Tecnológica.