Cientistas criaram novo implante de retina artificial para a visão

O desenvolvimento de implantes artificiais ligados à oftalmologia tem sido uma porta para tentar resolver problemas de visão de milhões de pessoas. Agora, os cientistas do Instituto Italiano de Tecnologia, desenvolveram uma prótese totalmente orgânica que em laboratório devolveu a visão para ratos transplantados.

Esta é uma ótima notícia pois os bons resultados poderão, até o final do ano, levar a equipe a experimentar este procedimento em humanos.

Segundo o artigo da Science, este implante tem a capacidade de converter a luz em sinais elétricos. Estes sinais estimulam os neurónios da retina, sendo por isso uma esperança para milhares de pessoas que sofrem com degeneração retiniana, como a retinite pigmentosa, em que as células foto-receptoras morrem, tendo impacto na visão periférica, central e na discriminação de cores.

Retina é uma parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. Em cada retina há cerca de 120 milhões de foto-receptores responsáveis por captar a luz que chega nos olhos. Havendo uma mutação em qualquer um dos 240 genes identificados relacionados à retina pode causar a degeneração retinal. Nesses casos, as células da retina são afetadas, mas as células nervosas ao redor da retina continuam intactas, o que permite que este implante do Instituto Italiano de Tecnologia seja de fato uma solução.

Veja matéria completa aqui por Pplware