Buscapé registra alta de 88% na procura por conversores digitais

Fim do sinal analógico causou corrida dos consumidores ao aparelho; Buscas por TVs crescem 34%.

O desligamento do sinal analógico da TV aberta, realizado nesta quarta-feira (29) causou uma corrida dos consumidores em busca de conversores digitais, necessários para adaptar televisores de tubo e os de tela plana fabricados antes de 2010. O Buscapé, líder global em comparação de preços, registrou aumento de 88% na procura pelos aparelhos em março deste ano, na comparação com fevereiro.

A velha mania brasileira de deixar tudo para a última hora também reflete nas buscas pelos conversores digitais. Na comparação entre esta semana e a anterior, a procura aumentou 20%. Se compararmos o dia 27 de março com 27 de fevereiro, a alta é de 180%.

O presidente do Buscapé, Sandoval Martins, explica que a procura por televisores também cresceu, mas em ritmo menor. “A busca por TVs foi 34% maior em março do que em fevereiro. Em momento de estagnação da economia, as famílias estão preferindo economizar e comprar um conversor, com investimento médio de R$100, a comprar um novo televisor, com preços a partir de R$1.000”, disse.

De acordo com o movimento Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração para o sinal digital, o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

Sobre o Buscapé: líder em comparação de preços no Brasil. O Buscapé, que recebe mensalmente mais de 60 milhões de visitas, compara preços de mais de 25 milhões de produtos vendidos por 8,5 mil lojas.