Bluetooth 5: o que é e para que vai servir

Quatro vezes mais alcance e duas vezes mais velocidade são as grandes inovações da nova versão de uma tecnologia que permite enviar e receber dados sem fios.

Criado em 1994, o Bluetooth (BT) é um padrão para tecnologia sem fios que permite trocar dados a curta distância através de ondas de rádio, funcionando como uma alternativa aos cabos. O seu nome é uma forma de homenagem ao rei dinamarquês do século X Harald Blåtand (que se traduz para Bluetooth em inglês), que ajudou a unir fações em guerra nos territórios que atualmente correspondem à Noruega, Suécia e Dinamarca – o que pareceu apropriado para um standard que visa permitir ligar produtos de diferentes fabricantes.

Agora foi anunciado que o padrão para a próxima versão está praticamente finalizado e o Bluetooth 5 traz consigo boas notícias. As duas grandes novidades desta inovação são o aumento do alcance em quatro vezes e da velocidade de transmissão em duas vezes. Estas inovações foram oficializadas pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), a entidade que regula o padrão, que adiantou que o maior desempenho vai ser poder ser obtido sem qualquer aumento de consumo energético.

Veja matéria completa aqui por Exame Informática.