BIT – A revolução no fornecimento de informações para o mercado

Informar-se é buscar subsídios para tomar a melhor decisão. Pensando nisso, a Febrafar já começou a enviar aos seus parceiros de negócios os relatórios desenvolvidos pelo BIT (Business Intelligence Tool). Essa nova ferramenta foi desenvolvida para disponibilizar um grande banco de dados que vai revolucionar o fornecimento de informações para o mercado. 

Neste primeiro momento, serão fornecidas aos parceiros da Febrafar, chamados de sócios honorários, análises mais aprofundadas dos dados do Acode, que integra as informações das associadas, possibilitando uma visão segura da performance do varejo associativo.

A criação da ferramenta nasceu da ideia do presidente da Febrafar, Edison Tamascia, de desenvolver uma ferramenta de BI que englobasse os dados internos da federação e os externos de mercado, fornecendo documentos gerenciais mais assertivos. O desenvolvimento da melhor estrutura para apresentação desses conteúdos teve início em fevereiro e, agora, já estão sendo disponibilizados os primeiros relatórios em um formato que facilitará o entendimento e o uso dos gestores estratégicos.

“Nossa primeira ação para o desenvolvimento do BIT foi a realização de reuniões e análises das informações existentes do mercado, para que entendêssemos o que realmente deveríamos disponibilizar. Assim, com base em um relatório criado pelo Edison Tamascia, partimos para obter as opiniões dos sócios honorários”, conta Ney Henrique de Arruda Santos, diretor operacional da Febrafar.

Os resultados superaram as expectativas até mesmo de quem desenvolveu o projeto. “É uma revolução no fornecimento desses dados, permitindo toda a análise das informações do Acode por um período muito maior de tempo e também possibilitando armazenar informações de diversas outras fontes, integrando e transformando em conteúdos confiáveis para a tomada de decisão”, detalha Marcos Paulo Leão da Costa, coordenador de produto da Febrafar.

O próximo passo do BIT será a integração dos dados do IBGE e do PEC (programa de fidelização de clientes da Febrafar). “As possibilidades de integração de informações são muito amplas; o sistema estará em constante desenvolvimento para aprimorar o que será oferecido aos parceiros do mercado, nossos sócios honorários, e para as redes no futuro. Queremos garantir a todos as melhores informações”, acrescenta Ney Arruda.

Benefícios para os sócios

Se pudesse ser definido em uma única palavra o benefício que o BIT proporcionará ao mercado, essa seria “competitividade”. Tendo uma visão mais afunilada dos números de vendas e suas sazonalidades, os fornecedores poderão ter uma melhor visão do potencial das lojas das redes associadas à Febrafar, podendo oferecer os melhores produtos e as melhores condições de venda.

“Agora, os sócios honorários poderão gerenciar as informações sobre o grande mercado que a Febrafar representa de forma muito mais simples, por meio de relatórios que enviaremos em planilhas de Excel, que gerarão uma possibilidade maior de análise de forma inteligente desses dados”, conclui Leão da Costa.

Assim, com o início do BIT, os parceiros da Febrafar estarão municiados com informações que possuem um valor imensurável, bastando a utilização correta para possibilitar o crescimento nos negócios.