Bio célula a combustível gera e armazena eletricidade – Inovação Tecnológica

Biossupercapacitor

Pesquisadores alemães e suecos desenvolveram um híbrido de célula a combustível e capacitor usando um aparato biocatalítico.

Isso significa que a coisa – seu nome técnico é biossupercapacitor – gera e armazena eletricidade de forma bastante eficiente.

A base do dispositivo são enzimas incorporadas em um gel polimérico estável, capazes de armazenar uma grande quantidade de energia, superando os sistemas tradicionais, nos quais a produção e o armazenamento de energia ocorrem em dispositivos diferentes, o que gera ineficiências e perdas.

“Esta tecnologia pode ser interessante, por exemplo, para dispositivos miniaturizados, que deverão abastecer a si próprios com energia sem usar fios. Isto é particularmente importante para sensores miniaturizados implantáveis,” disse o professor Wolfgang Schuhmann, da Universidade Bochum, na Alemanha…

Matéria completa: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=biocelula-combustivel-gera-armazena-eletricidade&id=010115161118#.WC81pfnivDc