Alfabetização: como a tecnologia contribui para o processo de iniciação educacional

O uso de dispositivos digitais e animados tem sido fundamental no aprendizado infantil.

Assim como diversas áreas do conhecimento humano, o processo de alfabetização vem passando por profundas transformações ao longo dos últimos anos e, para que seja um trabalho eficiente, é preciso que os professores elaborem estratégias que facilitem o processo de aprendizagem.

O que antes se resumia à utilização de lápis, livros e cartilhas, hoje é bem diferente. Não faltam recursos como, por exemplo, ambientes digitais para aprendizagem, aplicativos, jogos e até mesmo conteúdos multimídia. “Os educadores perceberam que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação, afinal, permite deixar as aulas mais interativas e, consequentemente, atraentes para os alunos”, afirma o diretor da Ensina Mais Turma da Mônica, Leonardo Andreoli.

No âmbito da alfabetização, que é uma das fases mais importantes no desenvolvimento infantil, o diretor ressalta a importância de utilizar ferramentas lúdicas, que incentivam o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que os faz mergulhar em um enredo educativo, tornando o aprendizado natural. “A inserção de computadores na sala de aula, por exemplo, transforma a iniciação na prática de leitura muito mais prazerosa, pois apresenta inúmeras possibilidades de recursos animados, o que chama a atenção das crianças”, explica o especialista.

Da mesma maneira, Andreoli pontua que por meio do uso de dispositivos móveis e lousas digitais, é possível despertar nos alunos o impulso pela escrita, uma vez que telas dinâmicas e sensíveis ao toque podem ser muito mais atrativas do que uma folha em branco e um lápis.

Seja qual for o método escolhido é preciso muito planejamento e cuidado na fase de execução, de modo que o conteúdo esteja em harmonia com a faixa etária dos alunos e o objetivo das disciplinas. “No caso da alfabetização, o ideal é pensar em atividades que despertem nos alunos o interesse pela Língua Portuguesa, assim, eles terão cada vez mais vontade de dominá-la”, finaliza.

 

Sobre a Ensina Mais Turma da Mônica

Franquia da MoveEdu, que atua no mercado de educação brasileiro, a Ensina Mais Turma da Mônica oferece cursos de português, matemática, robótica, inglês* e informática* para alunos do Ensino Fundamental I e II. A rede surgiu em 2012 da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens brasileiros, que chegam hoje ao ensino médio com desempenho muito aquém do necessário para ingressar em uma boa universidade e trilhar, assim, uma carreira promissora. Sua metodologia inovadora oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos e aulas totalmente interativas, dinâmicas e de alta qualidade, visando o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança. A Ensina Mais Turma da Mônica trouxe para o mercado de apoio escolar um grande diferencial, propondo um aprendizado até 50% maior por saber se comunicar na mesma linguagem desta nova geração. A rede conta atualmente com mais de 100 franqueados em todo o país.

www.ensinamais.com.br