20% das empresas substituirão cartões tradicionais de acesso por smartphones até 2020, diz Gartner

Benefícios de custo e experiência de usuário (UX) conduzirão o uso crescente de smartphones no lugar de cartões de acesso físico discretos.

O Gartner aponta que, em 2016, menos de 5% das organizações usavam smartphones para permitir o acesso a escritórios e outras instalações. Até 2020, a expectativa é que 20% das empresas utilizem celulares no lugar dos tradicionais cartões de acesso físico.

Os PACS são amplamente implantados em diversas indústrias verticais e em várias regiões para garantir o acesso a uma extensa gama de instalações (edifícios, escritórios individuais, Data Centers, salas de máquinas, armazéns, entre outras), assegurando que apenas pessoas autorizadas, como funcionários, prestadores de serviço, visitantes e equipe de manutenção, entrem em locais específicos.

A tecnologia móvel já é largamente utilizada para o controle de acesso lógico (quando a verificação é feita por meio de inserção de login e senha ou por identificação biométrica). Os métodos de autenticação por telefone continuam a ser a escolha preferida na maioria das novas e atualizadas implementações de token como alternativa aos tradicionais hardware de senha única (OTP, do termo em inglês one-time password).

Veja matéria completa aqui por IP News.